sábado, 17 de abril de 2010

O Livro do Riso e do Esquecimento

Imagem 054 

Dados da obra

Escrito por Milan Kundera(1929-  )

Publicado em 1978

Literatura Tcheca

Dados desta edição

Editora Nova Fronteira, 1987, 254 págs.

Tradução da edição francesa

Tradução de Teresa Bulhões Carvalho da Fonseca

Sobre o autor

Milan Kundera   Milan Kundera (1 de abril de 1929, Brno, Tchecoslováquia) foi membro do partido comunista e envolveu-se, assim como outros artistas, na Primavera de Praga de 1968. Seus livros foram proibidos de serem publicados em seu país , apenas em 2006 foi lançado na República Tcheca o seu livro mais famoso - “A Insustentável Leveza do Ser”. Vive na França desde 1975, tornando-se cidadão francês em 1980.

Sinopse

O livro do riso e do esquecimento é uma narrativa entrecortada de erotismo e imagens oníricas. Em sete partes aparentemente autônomas o autor lança um olhar agudo e amargo sobre o cotidiano da República Tcheca após a invasão russa de 1968: as desilusões da juventude, a desorientação dos intelectuais, a prepotência dos líderes políticos, tudo converge para o esquecimento, imposto ou voluntário, individual ou coletivo.

Como em A insustentável leveza do ser, Kundera articula de forma admirável, muitas vezes invisível, o destino individual dos personagens e o destino coletivo de um povo, a vida ordinária de pessoas comuns e a vida extraordinária da História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui