Dados da obra
Escrito por Robert A. Heinlein (1907-1988)
Publicado em 1973
Literatura norte-americana
Dados desta edição
Editora Record, 1973, 642 págs.
Tradução de Marina Leão Teixeira Viriato de Medeiros
Sobre o autor
Robert Anson Heinlein (Butler, Missouri, EUA, 7 de julho de 1907 — Carmel, Califórnia, EUA, 8 de maio de 1988) foi um grande mestre da ficção científica e o primeiro escritor deste gênero a viver exclusivamente da sua obra literária.
Formado pela Academia Naval de Annapolis seu grande sonho era servir a Marinha dos Estados Unidos, profissão que exerceu até 1934 quando foi reformado após contrair tuberculose, ao sair da marinha estudou física e matemática na Universidade da Califórnia e trabalhou em vários ramos: arquitetura, política, corretagem de imóveis e mineração.
Desde jovem apreciava astronomia e era leitor assíduo de ficção científica, em 1938 transpôs para o papel seus conhecimentos, iniciando sua brilhante carreira literária. Ganhou quatro vezes o Prêmio Hugo.
Sinopse
O maior e o mais ambicioso trabalho de Heinlein, o livro narra a história de um homem tão apaixonado pela Vida que se recusa a parar de vivê-la; e tão apaixonado com o Tempo que se torna seu próprio ancestral.
Lazarus Long, personagem central desta história, é o representante mais velho da raça humana: ele tem mais de 2.300 anos de idade! Nascido em 11 de novembro de 1890 submete-se a vários rejuvenescimentos, vive diversas vidas sob nomes diferentes, de cada uma das quais faz a sua crônica.
No ano de 4272 as pessoas têm a grande preocupação de conhecerem a origem de suas famílias. Apesar das fabulosas conquistas da ciência e da tecnologia, o homem continua obcecado pela própria identidade e pelo conhecimento do seu passado. Acha-se que qualquer pessoa física ou jurídica sem tradição, sem história, estará meio condenada à destruição pelo trauma que tal situação implica.
É imenso o progresso material do mundo em 4272, mas a civilização regrediu, porque o avanço da genética e o advento da implantação de clones fazem com que a moral convencional sofra uma profunda reviravolta, alterando conceitos firmemente gravados na consciência humana desde os seus primórdios. O incesto deixa de ser imoral, graças à impossibilidade da procriação de descendentes defeituosos garantida pela ciência, como prova o amor tórrido de Ted Bronson, de fazer inveja a Sófocles... A busca do hedonismo é avassaladora. O homem torna-se um animal na verdadeira acepção da palavra, assegurando sua longevidade pelo acasalamento consangüíneo de exemplares selecionados. Tal como o gado e os animais de laboratório.
Este é o extraordinário tema da mais recente e ambiciosa obra de um grande mestre da ficção científica, AMOR SEM LIMITES, como o classificou a crítica americana, "é um romance completo, extremamente rico em detalhes".
Muito legal seu blog.. Ótimas indicações... Já baixei alguns...
ResponderExcluirObrigada pelas dicas!
Att
Claudia Dias
Olá Thiago. Estava pesquisando coisas relacionadas a Robert A. Heinlein e encontrei seu blog. Ficou bom seu resumo sobre um dos clássico do autor (1ª obra que lí de Heinlein). Também achei ótimas outras indicações suas.
ResponderExcluirSou fã de FC (ficção científica) e é impossível entrar nesse universo sem ler Robert Heinlein, Issac Asimov, Orson Scott Card, René Barjavel entre tantos outros. Para tanto, recentemente criei um blog sobre o tema e que também dá dicas de leituras. Como é recente, possuo apenas uma postagem. Um dos maiores objetivos do meu blog é divulgar produções da FC de autores que queiram publicá-los ao grande público. Estendo, caso interesse, o convite à você.
Parabéns pelo blog.
Se aceitar, indico-lhe duas obras que antecedem "Amor Sem Limites" e explica muito do livro: "Revolta em 2100" e em seguida "Filhos de Matusalém". Por fim, a continuação de "Amor Sem Limites" em "O Número do Monstro".
Caso já conheça, desconsidere minha indicação.
Ps.: Vi também que é admirador de "Fernão Capelo Gaivota" de Richard Bach. Estou contigo.
Segue o link do meu blog:
http://orsonscottcard-oficinadefc.blogspot.com/
Atenciosamente,
Diego Vargas Barcelos.
ótima sugestão , Diversos aspectos me interessaram neste livro! Vou procurá-lo para ler!
ResponderExcluir