sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Vinte Mil Léguas Submarinas

1952854_6_item_3_2

Dados da obra

Escrito por Júlio Verne (1828-1905)

Publicado em 1870

Literatura francesa 

Dados desta edição

Editora RBA, 2003, 528 págs.

Coleção Biblioteca Júlio Verne

Sinopse

Verne, em Vinte Mil Léguas Submarinas, consegue criar um submarino, o Nautilus, completamente autônomo do meio terrestre, movido somente a eletricidade. O engenheiro, dono e capitão de tal feito, é o capitão Nemo, ele e a sua tripulação cortaram todas as relações com os continentes e com a humanidade. Vivem somente do que o mar lhes dá, a comida, a matéria prima que necessitam para a produção de eletricidade, tudo vem do mar.

Mas a humanidade não conhece a existência desta obra prima de engenharia que o capitão Nemo criou em segredo, e, quando este com ou sem intenção, começou a provocar estragos em navios e embarcações, o mundo começou a temê-lo, imaginando-o como um monstro marinho, um narval gigante, começando assim a caça à quimera.

Professor Aronnax, naturalista francês, Conseil, seu criado, e Ned Land, arpoador exímio de nacionalidade canadiana, partem no navio Abraham Lincoln da marinha norte-americana, juntamente com toda a sua tripulação, com o intuito de caçar este monstro e livrar os mares de tal aberração.

No contato com o monstro, o Abraham Lincoln é danificado até ao ponto de não conseguir prosseguir viagem. Aronnax, Conseil e Ned Land, são atirados ao mar onde são recolhidos pelo submarino, e assim feitos prisioneiros, mas com a liberdade de poderem andar à vontade neste navio que navega abaixo do nível do mar.

Durante vários meses, o Náutilus percorreu dezenas de milhares de quilômetros sob as águas, passando por variadíssimos lugares e peripécias. O título do livro se refere a essa distância, usando a unidade arcaica légua.

Um comentário:

  1. Thiago, boa noite. Se você gostar dos livros de Julio Verne, recomendo o blog JVERNE. Trás tudo sobre este fantástico autor que preveu grandes invenções do mundo moderno.
    Alem das obras do autor, no link lançamentos de livros deste blog, existem duas publicações minhas, as obras 20.000 leguas submarinas e a Ilha Misteriosa, cujo enredo transformei em versos. Vale a pena dar uma olhada.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Comente aqui