sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Despedida em Veneza

gfdhbfd

Dados da obra

Escrito por Louis Begley (1933 - )

Literatura americana

Dados desta edição

Editora Companhia das Letras, 224 págs.

Tradução de Anna Olga de Barros Barreto

Sobre o autor

LouisLouis Begley  Nasceu em 1933 na cidade de Stryj, então pertencente à Polônia. Em 1947, a família estabeleceu-se no Brooklyn, em Nova York. Depois de se graduar em Harvard em 1959, Begley atuou como advogado até se aposentar, em 2007. Entre os prêmios que recebeu, destacam-se o IrishTimes/Aer Lingus International Fiction Prize, o PEN/Hemingway Award, o Prix Médicis Étranger e o Konrad Adenauer Stiftung Literaturpreis.

 Sinopse

Thomas Mistler, dono de uma bem-sucedida agência de publicidade, culto e requintado, é um genuíno self-made man; seus êxitos são em grande parte "independentes da circunstância, em si bastante agradável, de ter nascido [...] com uma colher de prata firmemente enfiada em sua boca". Surpreendido pela revelação de que está gravemente doente, encara a notícia como uma possibilidade de libertação: "Iria a Veneza. Era o único lugar no mundo onde nada o irritava".

Ali, cercado da arte que o emociona, Mistler reflete, com um certo desencanto e um toque de humor, sobre sua história: a herança conservadora, os negócios, as relações amorosas (duradouras ou fortuitas) a que não se entrega - a esposa, com quem se entedia; a fotógrafa ousada, de quem se serve e que se serve dele; a mulher reencontrada, que ele desejou tanto e que nunca o amou.

Com uma escrita sempre elegante, entre perspicaz e terna, Louis Begley nos faz acompanhar a história de um homem que se despede do seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui