domingo, 4 de outubro de 2009

Tai Pan

61495

Dados da Obra

Escrito por James Clavell (1924 – 1994)

Publicado em 1966

Literatura americana

Dados desta edição

Editora Record, 740 págs.

Tradução de Sônia Coutinho

Sobre o autor

James Clavell Charles Edmund Dumaresq Clavell (Sydney, Austrália, 10 de outubro de 1924 - Vevey, Suíça, 7 de setembro de 1994) nasceu na Austrália, mas foi criado na Inglaterra e naturalizado americano, foi escritor e diretor de cinema.

Durante a segunda guerra mundial serviu a Real Artilharia Britânica, foi capturado em 1942 pelos japonese na ilha de Java e internado no campo de prisioneiros de Changi em Cingapura, fato que influenciou toda a sua obra.

Dirigiu filmes famosos como “Ao Mestre, Com Carinho” de 1967 com Sidney Poitier e “A Mosca da Cabeça Branca” de 1958, refilmado como “A Mosca” na década de 80.

Escreveu seis romances durante a sua carreira:

Changi (King Rat), 1962

Tai Pan, 1966

Xógum (Shogun), 1975

Casa Nobre (Noble House), 1981

Turbilhão (Whirlwind), 1986

Gai Jin, 1993

Sinopse

Trata da tomada da ilha e formação do porto de Hong Kong pelos ingleses.

O herói, Dirk Struan e seu digno anti-herói Tyler Brock, são dois exemplos de determinação, armadores e negociantes ocupam-se tanto com seus como com os interesses econômicos da coroa inglesa nesta época (janeiro de 1841).

Ambos são duros e experientes homens do mar, proprietários de navios mercantes, ópio principalmente e outras mercadorias da china para o mundo e do mundo para a china, em uma época de mercenários e outros perigos ambos tem barcos bem armados e bem tripulados e no desenrolar do livro tanto se envolvem politicamente como pessoalmente em escaramuças entre china e Inglaterra.

A capacidade de reação de Dirk as mais variadas situações, desde envolvimento em guerras, envolvimento com os políticos ingleses e tríades chinesas, que se fazem necessárias a sobrevivência e crescimento da casa nobre, passando por seu respeitoso ódio mortal por seu maior inimigo, Tyler e seu relacionamento com o filho que oriundo da sociedade inglesa choca-se com as posturas de seu pai que entre outras coisas tem como assassino e adultero até o momento em que descobre que eles são na realidade iguais.

O autor morou efetivamente na china por longo período, o que lhe permite dar um realismo impressionante a sociedade chinesa da época, que apesar de exclusivista aceita e respeita o Tai pan como fantástico ser humano que é.

O comportamento de Dirk se adequa a vida de qualquer empresário tal qual um arte da guerra, com coragem honra e astucia, ele envolve todos a seu redor de forma a que suas vontades e necessidades sempre prevaleçam de uma forma ou de outra, tanto que seu filho vem a tornar-se o tai pan da casa nobre para continuação da saga.

Enfim um livro emocionante que conduz o leitor a participar das suas batalhas navais, politicas e pessoais de tal forma que ao final dos escritos muitos leitores certamente o lerão mais uma vez; no mínimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui