Dados da obra
Escrito por Rubem Fonseca (1925 - )
Literatura brasileira
Dados desta edição
Editora Companhia das Letras, 304 págs.
Sobre o autor
Rubem Fonseca nasceu em Juiz de Fora, em 1925, e mora no Rio de Janeiro desde os oito anos de idade. É romancista, contista e roteirista de cinema. Já publicou diversas obras no Brasil e no exterior. Em 2003 recebeu, pelo conjunto de sua obra, o prêmio Camões e o prêmio de literatura latino-americana e do Caribe Juan Rulfo. Acredita, como Joseph Brodsky, que a verdadeira biografia de um escritor está nos seus livros.
Sinopse
Apenas a letra P, traçada a ponta de faca no rosto de uma prostituta assassinada. "Não haveria impressões digitais, testemunhas, quaisquer indícios que o identificassem. Apenas sua caligrafia."
Para decifrar essa escrita perversa, o advogado Mandrake - um dos grandes personagens da nossa literatura contemporânea - lança-se em uma frenética aventura pelo lado sombrio da metrópole, enquanto, de mão em mão, as facas cumprem sua faina silenciosa e mortal.
A grande arte, publicado originalmente no final de 1983, permaneceu durante meses na lista dos livros mais vendidos do Brasil. A crítica, que já tinha os contos de Rubem Fonseca em alta consideração, acolheu o romance com entusiasmo, tanto no Brasil como no exterior. A grande arte virou filme de Walter Salles em 1991, com roteiro baseado no romance de Rubem Fonseca.
"A ficção latino-americana tem se mostrado capaz de combinar sem nenhuma dificuldade o inteligente com o popular. A grande arte prende o leitor porque os seus elementos parodísticos dão realce, em vez de depreciar, ao seu lado sensacionalista, tornando o livro refinado e superior. [...] Uma improvisação valiosa, mesmo em tradução."- David Sexton, The Independent
"A grande arte é um empolgante policial e um ótimo romance - obrigatório."- Sérgio Augusto, Folha de S.Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui