terça-feira, 14 de abril de 2009

Um Estranho no Ninho

13719089

Dados da obra

Título Original: One Flew Over The Cuckoo's Nest

Escrito por Ken Kesey(1935-2001)

Publicado em 1962

Literatura americana

Dados desta edição

Editora Record, 336págs.

Sobre o autor

Ken_Kesey_higher Ken Elton Kesey (La Junta, Colorado, EUA, 17 de setembro de 1935 - Eugene, Oregon, EUA, 10 de novembro de 2001 ) foi um artista importante dos anos 50 e 60, influenciando com suas idéias e movimentos a contracultura da época, ele dizia que era “muito novo para ser um beatnik e muito velho para ser um hippie”.

Participou nos anos 50 como voluntario em um programa governamental secretamente financiado pela CIA, que estudava os efeitos das drogas psicoativas na busca de uma arma química. Anos depois ele brincava dizendo que o melhor ácido que tomou na vida foi financiado pelo governo dos EUA.

Trabalhou por um tempo em um hospital psiquiátrico, convivendo com os pacientes e presenciando os tipos de tratamento aplicados, o que levou a escrever “Um Estranho no Ninho”.

Em um refúgio nas montanhas de São Francisco chamado La Junta, começou uma comunidade alternativa, onde faziam leituras de textos e poesias e se discutia e criava todo o tipo de arte, promoveu festas movidas a LSD, atraindo uma grande quantidade de pessoas para a cidade, o que a tornou muito famosa na época.

Kesey foi um dos responsáveis por tornar o LSD popular, apresentando a droga a mais gente que qualquer outro ícone dos anos 60, desencadeando o movimento psicodélico.

Sinopse

McMurphy é  um típico malandro, que para escapar da prisão finge ser louco e acaba internado em um hospício. Sua entrada acaba desestabilizando toda a ala psiquiátrica, controlada ditatorialmente pela enfermeira Ratched, a “Chefona”.

Quem narra a história é o “Chefe”, um índio esquizofrênico que todos pensam ser surdo e mudo, que com a chegada de McMurphy começa a se libertar, nos levando por viagens através da mente humana.

O livro foi escrito a partir das próprias experiências do autor, que trabalhou em um hospital psiquiátrico e foi voluntario como cobaia para experimentos da CIA sobre os efeitos do LSD na mente humana. Muitas passagens do livro foram escritas sob o efeito desta droga.

Este é um romance brilhante, recomendado a todos que se interessam pela psique, mostra como é a realidade de um sanatório e como são os efeitos dos tratamentos aplicados, nos fazendo refletir se realmente são os pacientes que devem ser considerados loucos.

Este foi um livro muito importante para a contracultura, influenciando o movimento Hippie.

Classificação

untitled_thumb4untitled_thumb4untitled_thumb4untitled_thumb4untitled_thumb4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui