domingo, 22 de março de 2009

Xógum – A Gloriosa Saga do Japão

                     image image

Dados da Obra

Escrito por James Clavell (1924 – 1994)

Publicado em 1975

Literatura inglesa

Dados desta edição

Editora Nova Cultural, 1ªedição , 1251 págs.

Publicado em 2 Volumes

Tradução de Jaime Bernardes

Sobre o autor

450px-James_Clavell Charles Edmund Dumaresq Clavell (Sydney, Austrália, 10 de outubro de 1924 - Vevey, Suíça, 7 de setembro de 1994) nasceu na Austrália, mas foi criado na Inglaterra e naturalizado americano, foi escritor e diretor de cinema.

Durante a segunda guerra mundial serviu a Real Artilharia Britânica, foi capturado em 1942 pelos japonese na ilha de Java e internado no campo de prisioneiros de Changi em Cingapura, fato que influenciou toda a sua obra.

Dirigiu filmes famosos como “Ao Mestre, Com Carinho” de 1967 com Sidney Poitier e “A Mosca da Cabeça Branca” de 1958, refilmado como “A Mosca” na década de 80.

Escreveu seis romances durante a sua carreira:

Changi (King Rat), 1962

Tai Pan, 1966

Xógum (Shogun), 1975

Casa Nobre (Noble House), 1981

Turbilhão (Whirlwind), 1986

Gai Jin, 1993

 Sinopse

Misturando fatos históricos com ficção, James Clavell constrói esta magnífica obra, que já vendeu mais de cinco milhões de exemplares pelo mundo,  ambientada no Japão feudal de 1600, período de grande  importância na história japonesa.

O livro retrata o momento que antecede o Período Edo, momento da história do Japão que vai de 1603 até 1867, quando ocorre a Restauração Meiji. Esse período marca o governo do Xogunato Tokugawa e é o início do Japão moderno.

John Blackthorne é um piloto inglês que após adquirir portulanos portugueses consegue levar o navio Erasmus até o Japão, ao aportar depois de dois anos de viagem encontra um país dividido em disputas pelo poder, levando-o a enfrentar as forças conflitantes da época. Em meio a grandes disputas Blackthorne se aproxima de Toranaga, daimio e principal candidato ao posto de Xógum, tendo que sobreviver ao ambiente acaba aprendendo muito sobre a cultura e o modo de pensar japonês.

Romance repleto de personagens ricamente montadas,  baseadas nas principais figuras históricas da época, uma trama muito bem escrita, uma das melhores obras que já li!!!

Classificação

untitled_thumb4untitled_thumb4untitled_thumb4untitled_thumb4untitled_thumb4

Um comentário:

  1. Karamba!!! Vc falou tudo Cara!!! Esse livro é muito bom!!! Interessante é lê-lo e compará-lo com o livro "Samurai" que conta a história do Musashi, pois neste segundo são citados os nomes corretos. Muito legal. Obrigado por postar.

    ResponderExcluir

Comente aqui