Dados da obra
Escrito por Milan Kundera(1929- )
Publicado em 1984
Literatura Tcheca
Dados desta edição
Editora Nova Fronteira, 1985, 314 págs.
Tradução da edição francesa
Tradução de Teresa B. Carvalho da Fonseca
Sobre o autor
Milan Kundera (1 de abril de 1929, Brno, Tchecoslováquia) foi membro do partido comunista e envolveu-se, assim como outros artistas, na Primavera de Praga de 1968. Seus livros foram proibidos de serem publicados em seu país , apenas em 2006 foi lançado na República Tcheca o seu livro mais famoso - “A Insustentável Leveza do Ser”. Vive na França desde 1975, tornando-se cidadão francês em 1980.
Sinopse
Este é um livro sobre a dualidade da vida, um romance sobre os modos de se viver, onde o autor consegue de forma original confrontar o peso com a leveza, nos fazendo refletir sobre cada ato de nossa existência.
Logo no inicio é exposta a idéia de Nietzsche sobre o eterno retorno, pensamento complexo que sintetizado em poucas palavras expressa a seguinte idéia – Se você tivesse que viver a vida, exatamente da mesma forma que vive, eternamente sem mudar nada, valeria a pena? Você está satisfeito com os seus atos, com as suas escolhas, a ponto de escolher viver de modo exatamente igual inúmeras vezes?
Ambientado em Praga e em Viena no ano de 1968, durante a invasão da Tchecoslováquia pelo exército russo, narra as relações entre quatro personagens: Tomas, Tereza, Sabina e Franz, que têm suas vidas alteradas pelas relações e escolhas que fazem ao longo da vida.
Romance que deve ser lido por todos, pois Kundera com seu singular modo de escrever, consegue mesclar questões filosóficas com um texto muito bem escrito, cheio de humor, erotismo e relatos políticos.